Há dias Felizes!

Hoje tive a oportunidade de contar duas histórias às crianças de uma EB1. Não é uma experiência propriamente nova para mim, todavia, hoje foi um dia muito feliz! Tocou-me, particularmente, a avidez com que aqueles meninos e meninas escutaram as minhas histórias. A forma como bebiam, verdadeiramente devoravam as minhas palavras, atentos, silenciosos e activos, pois sabiam rir nos momentos certos, sinal de que a história estava a ser realmente «absorvida».
Depois do primeiro intervalo, pude ver como algumas crianças, logo após o lanche da manhã, regressavam à sala e nas suas carteirinhas tinham religiosamente guardados os livrinhos, que liam durante o tempo de pausa que lhes restava. Alguns mais velozes, outros letra a letra, todos seguiam o seu compasso, todos envolvidos na leitura. Simplesmente delicioso.
O segundo grupo era composto por crianças mais velhinhas, nem por isso menos atentas. Qual o meu espanto, quando no final de ouvirem a história e de conversarmos um pouco, me pediram que repetisse a leitura. Cada vez mais feliz, segui a sugestão do professor de serem os próprios meninos a ler a história, propondo eu própria que lessem a história que eu havia contado aos mais baixinhos. Maravilhoso, ver com os meus próprios olhos estas crianças tão empenhadas na leitura, tão maravilhadas com a magia dos livros e tão ávidas por mais. Obrigada pelo convite da escola, obrigada aos professores pela extrema simpatia com que me receberam no seu espaço, obrigada meninos por me fazerem assim feliz.
(Histórias contadas: ao 1.º e 2.º anos, Leónia devora os livros, de Laurence Herbert e Frédéric du Bus; ao 3.º e 4.º anos, Sou um livro, de Rui Grácio.)